Conheça a raça: Shih Tzu


Originário do Tibete, na China, conta a lenda que esse peludo surgiu de uma história de amor entre uma princesa chinesa e um mongol que não poderiam se casar. Por causa da proibição, os dois decidiram cruzar os cães que representavam suas nações, o chinês Pequinês e o tibetano Lhasa Apso, com o intuito de unir o melhor de suas culturas e simbolizar o amor entre os dois povos. Dessa cruza nasceu o Shih-Tzu, palavra que significa “cão-leão”. Historiadores contam que esse pequenino vivia no palácio, cercado por mimos, muitos cuidados e, também, isolado de outras raças. Três séculos mais tarde, entraram nos lares de famílias chinesas ricas e de algumas outras no Ocidente. A raça quase foi extinta em 1937, mas foi salva por criadores ingleses. E graças a eles você terá o prazer de conhecer um pouquinho mais sobre esse chinesinho peludo, alegre, extrovertido e que já conquistou o coração dos brasileiros, sendo umdos cães mais criados, segundo dados divulgados pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).

TEMPERAMENTO 

São extremamente dóceis, e apegados ao contato com os humanos, não são do tipo de cães que exigem afagos o tempo inteiro e muitas vezes poderão até mesmo se mostrar um cão mais independente. Por este característica são aptos a ficar mais tempo sozinhos sem destruir a casa ou mesmo latir em excesso.Além da alegria que o pet vai trazer ao lar, ele é um verdadeiro amigo! Esse cão raramente trará problemas de comportamento, pois é educado. Além disso,transportá-lo é muito fácil. Se você gosta de viajar, leve-o junto com você!

EDUCAÇÃO

São inteligente, logo comandos simples que estimulam a obediência do animal aplicados pelo proprietário podem ser suficientes para ensinar ao pet o que é certo e o que é errado. Porém, eles podem ser um pouco teimosos, obedecendo somente na presença do dono ou não dando bola para oque ele está dizendo. Seja firme e jamais use a agressividade para corrigi-lo”.

HIGIENE

Se você deseja manter os pelos do seu Shih-Tzu compridos, a escovação é essencial, pois desembaraça e tira os fios mortos. A frequência do banho deve ser semanal. Outro detalhe são as chuquinhas na franja. Mantê-la presa ou cortada evita que o pelo caia nos olhos e previne irritações oculares.

ALIMENTAÇÃO

Deve ser balanceada, embora eles não tenham tendência à obesidade. Na dúvida, além deconsultar o veterinário, verifique a tabela nutricional no verso da embalagem da ração para oferecer a quantidade certa de comida. 

EXERCÍCIOS

 Ele precisa se exercitar, mas sem exageros!
Você sabia?
Reza a lenda que Dalai Lama presenteava as famílias reais chinesas com um Shih-Tzu como sinal de felicidade. Mas não é só isso. Esse cão também era tido como um amuleto de sorte. Dizem que os tibetanos acreditavam que esses peludos eram capazes de reencantar a “Leona das Neves” – monstro mitológico do imaginário local. Outras histórias dão conta de que, para o cão realmente dar sorte, você tem de ganhar o animalzinho, e não comprá-lo! Será que não é hora de pedir de presente um Shih-Tzu?

Ficha Técnica

TAMANHO: É um cão de pequeno porte, até 28 cm
PESO: Em pets saudáveis, ele pode variar entre 4,0 e 8 kg
PELAGEM: Exuberante, longa, densa, brilhante, semsubpelo e lisa, mas com uma ligeira ondulação
HUMOR: São cães que conquistam por sua alegria,além de serem extrovertidos, meigos e independentes
COR: Todas as colorações são permitidas

Um comentário: