Conheça a raça: Yorkshire


Originário da Grã-Bretanha, o inglesinho Yorkshire era conhecido como Terrier Escocês no Condado de York, na Inglaterra. Alguns anos depois, o pequenino ainda foi chamado de Terrier Anão de Pelo Longo, até que em 1850 foram encontradas as primeiras referências com o nome Yorkshire Terrier. Por mais curioso e estranho que seja, a raça era criada por operários que precisavam de um cão que fosse pequeno e bom caçador de ratos, sendo usada para combater os roedores que invadiam os lugares em que os homens viviam e trabalhavam. Foi a partir de 1861 que essa raça passou a fazer companhia às senhoras da aristocracia e da alta burguesia, graças à sua aparência dócil, delicada e pelagem longa, sedosa e exuberante.No Brasil, esses pequeninos foram introduzidos em 1966 e já estão entre as raças que mais registram filhotes  no país. Se você quer um pet companheiro, brincalhão, esperto e, ao mesmo tempo, um cão de guarda, o Yorkshire Terrier é o que você procura!

TEMPERAMENTO

Para o Yorkshire não existe tempo ruim, pois é esperto, brincalhão, alegre, companheiro e de fácil adaptação.Só precisa de companhia para ser feliz. Ele é um cão ativo e que dá o alarme quando ouve ou vê movimentação estranha em sua rotina.

EDUCAÇÃO

O Yorkshire gosta do convívio com os humanos e aprende regras como qualquer outro cão. O proprietário consegue colocar limites e ensinar quais são as regras da casa. Para isso, as táticas de adestramento que usam o reforço positivo - como petiscos após bons comportamentos – são bastante eficazes.

HIGIENE

“A pelagem, mesmo grande, cai muito pouco, então o maior cuidado é com a escovação, que deve ser frequente. Limpar as orelhas também é essencial. Cuidado na hora do banho para que não entre água no conduto auditivo do bicho. Esses cães também são um dos maiores frequentadores de pet shops, já que as opções de tosa são diversas. Uma das mais comuns e requisitadas é a tosa bebê, que deixa os yorkies com carinha de filhote.

 ALIMENTAÇÃO

alimentação deve ser saudável e respeitar as condições da raça: Existem rações que são próprias para cães de pequeno porte, chamados de toy, que suprem as necessidades alimentícias deles. 

EXERCÍCIOS

Aproveite que o Yorkshire Terrier pode frequentar lugares públicos com maior facilidade que os demais cães e leve-o para passear. Uma vez ao dia é suficiente, mas, se ele tiver o hábito de fazer xixi ou cocô apenas fora de casa, vale sair ao menos três vezes ao dia para dar uma boa volta com ele.

Ficha Técnica

TAMANHO: Entre 12 e 15 centímetros de altura na cernelha (onde acaba o pescoço e começa o corpo)
PESO: Até 3,1 kg.
PELAGEM: Deve ser longa e lisa, de textura fina esedosa, nunca lanosa (textura de lã) ou ondulada
COR: No corpo, é azul-aço escuro. No peito e cabeça, a pelagem é castanha
HUMOR: É ativo, inteligente e muito atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário